Inspiração animal: Onça pintada

                 
                  Simbologia Onça Pintada






A onça pintada (também conhecida como jaguar) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo.  Originalmente, vivam desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. É predadora de 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar. Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga. 





Onça pintada é um dos animais símbolos do Pantanal. A habilidade em nadar está relacionada com a proximidade da água. Por isso as onças que habitam o Pantanal e áreas de várzea são mais habilidosas que aquelas que habitam as florestas fechadas.



É um animal solitário e territorial. Necessita ocupar um espaço que varia de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema. É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la. Possui a capacidade de aprender e conviver com si mesma e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. 





Os mitos sobre a onça estão muito associados ao medo do animal. As míticas e histórias de onças contribuem para a criação de "heróis populares”. Têm suas origens na relação do homem com a natureza e representam uma força tão viva e atuante como as próprias onças que ainda vivem em seus habitats.



A onça faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guaranis. Na mitologia maia, apesar de ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.



Kianumaka-Maná é a Deusa Onça. Ela é uma guerreira de espírito livre que carrega consigo a força das onças pintadas. Também abençoa as batalhas dos índios. O arquétipo desta deusa brasileira traz o poder e a força para enfrentar os medos.



Para o Xamanismo, a onça representa a medicina da proteção de espaço. É um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta  ajuda energeticamente os xamãs nas curas. Pode ser evocada para marcar território (conquistar e proteger o espaço), eliminar medos, para facilidade de julgar à distância. Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarividência, clariaudiência (ouvir mensagens de outras dimensões), saber escutar, sensitividade. Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos.




É comum ocorrerem entre as onças, alguns indivíduos melânicos, com a pelagem escura. São popularmente chamados de onça preta ou pantera negra. A pantera negra é ligada à Lua, símbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade e sedução. Ajuda a compreender as sombras, a paixão e os mistérios. Elimina medos, controla os instintos e os impulsos.


A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.









Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.