Inspiração Animal: Seres Imortais



Turritopsis Dohrnill


Por mais que todos nos tenhamos os nossos medos pessoais, existe um medo receio que sem dúvida é universal: o medo de envelhecer e termos que encarar a morte. A idéia do desconhecido, da inexistência ou até mesmo de uma punição eterna deixa qualquer ser humano receoso, e apesar da falta de racionalidade e consciência as coisas não são muito diferentes dentro do reino animal. Por mais que não entendam e o que significa essa passagem, todos os animais da natureza possuem naturalmente o chamado instinto de sobrevivência, e por isso farão o que for possível e até o que não for possível para se manterem vivos. Nos seres humanos também agimos assim, apesar de nossa vida claramente possuir uma certa data de validade, apesar do fato de ninguém saber como, ou quando sera o seu dia, todos nos sabemos que com o tempo não se brinca. Alias, quase ninguém. Existe um seleto grupo de animais que a ciência descobriu que possuem um certo dom mais do que especial, eles são capazes de driblar o tempo e por isso são conhecidos como "os animais imortais". E é sobre esses bichos tão especiais que vamos falar aqui hoje.

Para nos os sinais da velhice são evidentes: primeiro começamos a perder os melanócitos que são responsáveis por pegmentar com cor os nossos cabelos, depois a pele perde com o tempo seu colágeno e conseqüentemente a sua aparência jovial e elasticidade. Conforme o tempo passa, esse ciclo se torna ainda mais cruel, nossas articulações se desgastam, os ossos perdem a sua força e resistência, os nossos órgãos se tornam frágeis e já não conseguem mais trabalhar como antes, daqui pra ali, tudo isso acontece e antes mesmo de que possamos nos despedir a idade nos mostra a enfermidade dessa loucura que chamamos de vida.
O grupo de animais que eu mencionei aqui, que são conhecidos dentro da academia cientifica como imortais, não são animais que não morrem nunca. Mas cada um deles, dentro de suas limitações evoluíram de uma maneira única e se adaptaram, aprenderam a lhe dar ou dar um jeito nos efeitos colaterais da idade. Além disso, quando pensamos que a média geral da expectativa humana é de exatos 79 anos e nos deparamos com animais em nosso mundo que já passaram a faixa de 10.000 anos de idade fica fácil entender porque esses seres são chamados de imortais. Agora, eu vou te apresentar uns deles e te explicar o por quê desses animais serem tão especiais assim.

O 1° deles que eu irei falar hoje você sem dúvida já deve conhecer : A Lagosta já é relativamente conhecida por viver bastante, mas poucas pessoas realmente sabem bem como é que funciona o metabolismo delas. Outros animais incluindo nos seres humanos contamos com uma estrutura formada por fileiras repetidas de proteinase DNA que servem para proteger e evitar o desgaste de nossos cromossomos essas estruturas recebem o nome de telômerose são elas que impedem de que envelheçamos de maneira drástica. Os telômeros, por sua vez, são renovados e alongados graças à ação de enzimas chamadas telomerase, mas como também deve imaginar com o passar do tempo essas enzimas vão perdendo as suas formas e o telômero deixa de ser renovável o que resulta na degradação dos nossos corpos. O grande dom da lagosta que da ela o título de imortal é exatamente a capacidade de controlar essas enzimas que não deixam de ser produzidas conseqüentemente impedindo o seu envelhecimento. Ao contrario do que muita gente imagina, com os anos a lagosta não perdem as suas habilidades, ao contrario, elas são tão incríveis que conseguem  se tornar mais férteis e ágeis, pra vocês terem uma idéia, mais real de como o organismo desses animais funcionam. Ativistas descobriram no ano de 2009, que uma lagosta de 9 quilos estava sendo vendida em um famoso restaurante de frutos do mar de Nova York, a primeira coisa que eles fizeram ao saber dessa noticia foi tentar foi tentar resgatar esse animal antes que ele fosse para a panela e por quê que  isso aconteceu? Outro mecanismo curioso desses crustáceos é que conforme envelhecem, apesar de não apresentarem sinais da idade as lagostas continuam a crescer, por isso quanto maior e mais pesada uma lagosta for mais antiga ela sera, nesse caso em especifico a lagosta de 9 quilos foi avaliada em 140 anos de idade, mas no livro dos recordes existe registro de uma lagosta de 22 quilos, agora imagine só a idade desse animal. Para concluir o que eu posso dizer é que apesar de todos esses super poderes a lagosta não é literalmente imortal, como você já deve saber, elas só não morrem em decorrência da idade, mas podem vir a óbito graças a doenças, pragas, predadores e claro pesca.

Lagosta


O 2° animal imortal de hoje, não é muito popular, mas é capaz de fazer coisas impressionantes, o seu nome é Bdelloidea. Eles são seres microscópicos que pertencem a classe dos rotíferos, o seu habitat natural é a água doce, mas eles são extremamente resistentes a podem sobreviver até 9 anos em um ambiente totalmente seco. Por serem tão pequenos, nos dificilmente conseguimos ver esse bichinho a olho nu, mas a sua aparência se assemelha com pontinhos brancos sobre a água. Além disso esses animais são assexuados e por isso conseguem se reproduzir por si próprios, mas o mais interessante aqui é que eles são a única espécie conhecida que desafia a comunidade cientifica, que costuma dizer que seres assexuados não conseguem prolongar por muito tempo a existência de sua espécie graças a limitações genéticas que tornam a espécie vulnerável. O grande super poder desse animal aqui é que ele consegue roubar o material genético de outros seres vivos, como plantas animais mortos e tudo mais que aparecer em sua volta. Ao analisar o DNA de um Bdelloidea os pesquisadores encontraram evidencias de DNA de mais de 500 espécies diferentes, como ele é capaz de sempre renovar o seu material genético, esse organismo simplesmente não envelhecem e por isso não morrem em conseqüência da ação do tempo.

Bdelloidea


O 3° animal imortal que compilamos, também não é extremamente popular mas é absurdamente interessante as Planarias são vermes que possuem o corpo mole e achatado e podem ser encontradas no mundo todo. Elas pertencem ao fio dos plateumisto e geralmente contam com com uma coloração entre o preto, marrom e cinza. Seu tamanho pode variar bastante indo de poucos centímetro até 60cm de comprimento. Elas podem ser encontradas em florestas e matas úmidas. Mas de todas as suas características, a mais interessante e a que cedeu as planarias o titulo de imortal é a sua capacidade regenerativa. Pra vocês terem uma idéia básica do que eu estou falando, testes em laboratório provaram que esse animal caso cortado a metade arrancado a sua cabeça ou até mesmo tendo sofrido um corte longitudinal eles sempre e invariavelmente ira se  regerar a partir de cada pedaço um corpo completo. Esse seu super poder de regeneração, vamos dizer assim, também se aplicar as suas células e tecidos. Quando algo acontece ou eles começam a ficar fragilizados dando a esse animal a capacidade de viver por tempo indeterminado, caso não seja vitimado por fatores externos ou vulgo destino.

Planarias


Indo agora para o nosso 4° animal imortal, eu te apresento a única espécie de água viva considerada imortal a Turritopsis Dohrnill. Essa espécie de água viva, foi descoberta relativamente a pouco tempo em 1988. O mais interessante aqui é que ela é considerada o verdadeiro Benjamin Button do reino animal. Pasmem, ela consegue deixar de cabeça para baixo toda a idéia e concepção que você tem na sua cabeça sobre o ciclo da vida. Em 1996, estudos foram feitos para descobrirem um pouco mais sobre o organismo dessa água viva e o que eles descobriram é que essa espécie de água viva é capaz de retornar ao seu primeiro estágio de vida sempre que quiserem ou sentir que devem. Imagine só, que você esta chegando aos 60 anos e percebe que o seu organismo já não é forte e saudável como antes, ai você simplesmente decide que quer rejuvenescer. Conforme o tempo passa, você se torna cada vez mais jovem, até voltar a ser criança mais uma vez e ai magicamente, volta a bobina mais uma vez e deixa a sua vida seguir o seu ciclo rumo à velhice, pois é, é exatamente isso que essa água viva faz. Ela é capaz de reverter e retornar a qualquer fase da sua vida, por inúmeras vezes seguidas, se tornando dessa maneira um animal imortal. Claro, desconsiderando sempre, possíveis predadores ou imprevistos que possam atacar esse animal de uma só vez, sem antes dar-lhe a chance de regressar ao seu primeiro estagio de vida.

Canal: fatos desconhecidos

Turritopsis Dohrnill

Como podemos perceber, o universo não se limita aos dogmas sociais ou criticismo alheio, como eu dizia no artigo sobre o complexo de inadequado: há beleza na diversidade, há valor na individualidade dos seres, a inteligência superior universal orquestra com plena perfeição. A evolução, a aceitação e o desfrutar de sua realidade depende de você fazer dela a mais bonita pravocê. É o que nos da sentido, é o que nos eterniza, é o valor único da sua preciosa inestimada existência. A beleza esta nos olhos de quem vê e o que esta fora é igual ao que esta dentro. A imortalidade existe. Assim, como existe o infinito e o eterno, a vida e a morte são dois lados da mesma viagem e assim como a expansão é inevitável, a plenitude também o é.

Ruth Ruthfeller

Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.