Planeta Alternativo: FAVELA Diversidade cultural


Faça da sua realidade a mais bonita pra você 

Entre as montanhas e os prédios, nas sinuosas e mais belas curvas, de repente, surge um amontoado de sentimentos materializado em favela. O que sobrou do céu, celeiro de arte, um reino escondido, uma dimensão, do equilíbrio e de excesso, dos opostos que se complementam, do exagero do bem e do mal, onde a lei é o que você acredita e aprende a acreditar no que der, a andar com  fé. Onde o sistema não te limita e sim lhe da a chance de se reiventar. é um leão no quintal aquela fera do medo domada, a necessidade faz a coragem. Favela é a gestação onde você aprende a se virar, é o berço com a mesma grade que te prende, te protege e te consome, é o berçário onde quem não aprende a andar com as próprias pernas morre. defendendo o seu existir, quem não se expressa se torna extinto. é a selva de pedras, floresta de concreto e aço!


As histórias de superação da favela são sempre as mais emocionantes, inspiradoras e belas. Um lugar onde cabe todos os sentimentos. é a permissão da mãe natureza lhe dizendo que você pode mais, desafiando o nada de onde vem o tudo. Tentei colocar a favela em versos, mas ela não se deixa limitar em frases, deve ser experienciada para ser dado o devido valor. O que esta fora é igual ao que esta dentro portanto o enigma do que é a favela fica por conta da alma de quem vê, o que você decidiu enxergar quando olhar diz o que você escolheu ser, o que você não quer ver, você esconde de si mesmo. É o choque de realidades, controvérsias de dimensões que se expressam no estilo do instinto mais intimo e primitivo da espécie humana, é a pureza é a perdição, é o encontro consigo mesmo, é a perda das certezas e o encontro de muitas razões pra viver. Hoje vamos subir a ladeira, também quero falar dela, a minha favela bela, a mais bela de Belo Horizonte, o Morro do Papagaio, trazendo verdades e sonhos e a visão de um ponto de vista particular que vale a pena reparar.

  Ruth Ruthfeller
Anita cantora de reconhecimento internacional de origem favelatica com maior orgulho 

um pequeno resumo de como surgiu as favelas

No final do sec. XIX, os primeiros assentamentos eram chamados de "bairros africanos" Estes eram os lugares onde os escravos sem terras e sem opção de trabalho iam morar. Mesmo antes da primeira favela passar a existir, os cidadãos pobres eram afastados do centro da cidade e forçados a viver distantes subúrbios. No entanto, as favelas mais modernas apareceram na década de 1970, devido ao êxodo rural, quando muitas pessoas deixaram as áreas rurais do Brasil e mudaram-se para as cidades. Sem encontrar um lugar para viver, muitas pessoas acabaram morando nas periferias. 



                                 

"Fé em Deus que Ele é justo, ei irmão, nunca se esqueça na quarta guerreiro levanta a cabeça, truta, onde estiver seja lá onde for tenha fé, porque até no lixão nasce flor"
trecho da musica vida loka racionais m'cs 

Agora esta acontecendo uma nova revolução maravilhosa, a idéia de mostrar que a beleza esta nos olhos de quem vê. Com pintura e arte as forças se unem em prol da idéia de promover ações sociais dentro dos aglomerados no sentido de descriminalizar. 
Ao contrário da preferência que a mídia tem em expor o lado obscuro e mal compreendido, os moradores se empenham em promover a diversidade e a beleza, provando que a favela é linda, é uma realidade alternativa, prova viva de que podemos ser felizes no lugar em que nos encontrarmos. Faça da sua realidade a mais bonita para você agora.

                                                 favela do vidigal - Rio de Janeiro









As fotos das escadas foram cedidas por Julio Fessô (foto) ele é uma referência de superação, serviço publico e trabalho em prol do todo, na comunidade Morro do Papagaio em Belo Horizonte-MG, formada pela Vila Santa Rita de Cássia, Barragem Santa Lúcia e Vila Estrela, o morro foi separada em vilas por um padre, estão sendo feito eventos para a pintura das escadas em cada uma delas resgatando a historia da união. Entre lutas e vitórias comemoramos a chegada dos seus 90 anos com muito vigor, coragem, ousadia e genialidade essa é favela, onde a rua ensina mais que a escola as lições para a vida.




Temos como palavra de ordem a superação. A coragem, de se reiventar, com fé na própria historia, acreditar em si, onde a esperança é a ultima que morre. Esse projeto primeiro com a favela bela, pintando as casas e agora as escadas, justamente em um momento delicado de demolições e desapego, também novos recomeços com a inspiração da prova viva de que podemos fazer da nossa realidade a mais bonita agora.






Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.