Universo holográfico: realidade ou simulação?

Uma versão nova e extraordinaria da realidade



Não tem jeito, nos que estamos aqui na terra, buscamos de uma forma ou outra entender, encontrar uma resposta, um sinal que seja do que é e do quê significa essa vida, por falar em vida, o quê que acontece depois que ela acaba e finalmente encontramos a morte? Existe um Deus? Existem outros planos? Existe vida fora dessa terra? Meu Deus, são tantas perguntas! Cada uma delas parecem ser mais importante e significativa que a outra. E o pior de tudo é que provavelmente nós nunca teremos uma resposta para cada uma delas, pelo menos, não nessa vida, mas, sera que existe outra? São todas essas questões, toda essa inquietação, essa crise existencial que gera agonia e inconformismo que nos torna humanos e por mais estarrecedor, que nos sintamos de braços e pernas amarrados, o mais bonito disso tudo é que não desistimos! Sempre estamos criando teorias e explicações para o que é que realmente pode existir no final das contas, no make off da vida. O nosso assunto de hoje é esse. Mais precisamente vamos falar do fato que sem dúvida vai incomodar, ou pelo menos, te fazer repensar e muito o que você viveu até hoje. Você acredita que a vida é apenas uma simulação? E que a realidade é bem diferente daquilo que conhecemos? Bom, no mínimo você deve estar se perguntando: "como?" "Onde?"E por quê?" E se for verdade? Existe 99% de chance de estarmos vivendo uma ilusão.


A gente sempre perde muito tempo pensando no horário, nas datas, nas provas, nos investimentos, nos juros, na faculdade, na promoção do emprego. A vida da gente parece ter uma fórmula para considerarmos que tudo deu certo. Você precisa estudar, entrar na universidade, conseguir um estágio, um bom emprego, um casamento duradouro, ter filhos ahE não se esqueça da casa confortável para criar os filhos e os cachorros, pronto! A fórmula da felicidade. Mas e ai? Sera que todo mundo que tem tudo isso é realmente feliz? Bom, a questão sinceramente, nem é essa, e sim, o que seria da nossa vida? Para quê corremos tanto? Para onde achamos que estamos indo? As religiões surgiram quase que simultaneamente a espécie humana e por mais que que cada uma tenha lá suas divergências sobre os seus símbolos e dogmas, você já percebeu, que em sua essência elas são bastante parecidas quando o assunto é o que estamos falando aqui hoje, que é a possibilidade do mundo ser uma ilusão e não estarmos vivendo a realidade, as coisas não são diferentes, não! Por exemplo, para o próprio cristianismo, assim como para outras religiões similares, a vida na terra nada mais é do que uma espécie de teste. A vida real, a verdadeira vida, não seria essa que estamos vivendo, para essa crença, só depois que morrermos, assumiríamos o nosso corpo incorruptível, que teoricamente não adoece, não sente fome e também não perece. Com esse corpo viveríamos a vida real, aquela que Deus teria planejado e preparado para nos. Em outras religiões, também podemos encontrar esse tipo de referência, no espiritismo, assumiríamos o corpo etérico e aqui na terra, estaríamos passando por uma experiência, um teste, apenas uma fase, para por fim, evoluirmos. Já no hinduísmo, o mundo além de transitório, não passa de uma ilusão, ou seja, o que vivemos, para os hindus não é real. Para os budistas, a vida nada mais é do que um sonho de Buda.



Apesar da religião de certa forma, e claro de sua maneira, já ter previsto esta nossa condição de sermos presos em realidade paralela a verdadeira, a ciência só começou a considerar essa possibilidade, nos últimos séculos, René Descartes, que foi um filósofo, matemático e físico, foi um dos primeiros a abordar essa possibilidade ainda lá no seculo XVII, recentemente um filósofo da universidade de Oxford chamado Nick Bostrom, apresentou em um livro uma teoria surpreendente que diz que a chance de estarmos vivendo em uma ilusão são de 99,9% de chance, para ele a vida não passa de uma simulação computadorizada. Se você se lembrou de uma obra fantástica do cinema chamada Matrix, você esta entendendo muito bem o que essa teoria de Bostrom, que recebeu o nome de Hipótese da simulação, sugere que tudo que vivemos, tocamos ou sentimos, ou seja, tudo aquilo que podemos perceber com os nossos 5 sentidos nada mais é do que uma simulação programada e não real. Bostron não é o único cientista a acreditar nessa possibilidade, Elon Musk que é um visionário e é empreendedor na área da tecnologia sendo um dos fundadores de empresas como PaypalSpaceX, Tesla Motors, assim como o pesquisador da NASA Rich Terrile, acreditam nessa mesma teoria, para o Musk a chance da nossa realidade ser real é de apenas 1 em 1 bilhão. Essas previsões são tão sérias que, para vocês terem uma idéia, de acordo com informações do jornal inglês The Guardian, existem atualmente 2 bilionários da área da tecnologia, sendo que, muito provavelmente um deles ser o próprio Musk, investindo secretamente em estudos que possam de alguma forma nos trazer para fora dessa simulação.



Mas quais são as evidências, afinal, de que toda essa loucura poderia mesmo ser real? Nos sabemos que tudo até agora, pode ter soado como uma completa maluquice, mas, é que a Teoria do Universo Simulado é muito complexa mesmo. Agora, acredite você ou não, existem muitos fundamentos físicos e científicos que servem de suporte para essa provável realidade. Por exemplo, existe um dilema bastante estudado na física quântica chamado Efeito do Observador, preste atenção, muitos pesquisadores perceberam que um fenômeno comprovadamente ira se comportar de uma maneira diferente enquanto estiver sendo observado, ou seja, a realidade como a conhecemos só flui e acontece quando estamos sobre a mira de um observador, esse padrão pode ser notado, até mesmo nos átomos que podem permanecer imóvel se ninguém estiver olhando para eles e é dessa maneira que funciona um programa de computador, quando esta desativado ou simplesmente Off Line. Mas por falar em átomos, que como vocês devem saber, são componentes de todas as matérias que conhecemos e isso inclui nos mesmos e o próprio universo, essas estruturas são formadas por 99,% de espaços vazios, ou seja, tudo é formado microscopicamente por átomos e átomos basicamente são estruturas vazias. Esses tipos de constatações fizeram com que os cientistas percebessem que a nossa realidade, simplesmente não é formada e nem mesmo se comporta da maneira que esperávamos. Agora, se você passar a considerar a possibilidade de realmente existir uma realidade simulada por computador, varias outras questões não resolvidas da física, simplesmente teriam respostas. Porque é assim como um jogo virtual funciona, os "já visto", as aparições de fantasmas e atividades paranormais, nada mais seria, do que falhas no programa. Já os átomos que existem no nosso universo, se comportam de uma maneira muito similar aos pixels que são a menor unidade de uma imagem digital. As capacidades psíquicas que algumas pessoas podem ter seriam o resultado do acesso involuntário à algumas informações privilegiadas dentro do programa. Ainda falando sobre essa comparação entre átomos e pixelsTerriele fez uma incrível constatação e questionamento, o universo também tem o tempo, espaço, volume e energia pixelados, existe uma unidade final que não pode ser quebrada em outra unidade ainda menor, o que significa que o universo é feito de um número finito dessas unidades. Se o universo é finito, então pode ser computável, e se ele se comporta de forma finita somente quando é observado? Então a questão é: ele esta sendo calculado?



Essa mesma teoria também complementaria o que é conhecido como Teoria do Multiverso que diz que existe vários universos paralelos a esse que vivemos, até porquê, dentro de um sistema computadorizado uma infinidade de realidades simplesmente podem existir. Mas ai você deve estar se perguntando: "quem é que seria a consciência por detrás de tudo isso, quem teria criado essa espécie de vídeo game usando nos como personagens principais? Deus?" Bom, a resposta definitivamente, vai muito além da questão espiritual. Em seu livro lançado em 2003 chamado "Você esta vivendo em uma simulação", Nick Bostrom sugeriu que membros de uma avançada espécie pós-humana teriam criado esse cenário virtual em que estamos vivendo. Fica difícil entender o que estamos falando desse jeito, mas a suposição é que em um futuro distante, uma espécie pós-humana provavelmente formada por máquinas ou ciborgs, meio humanos meio máquinas, teriam criado essa realidade aqui graças ao seus computadores absurdamente avançados.
Com a deterioração da terra e a adaptação obrigatória que essa espécie teria que ter passado, a vida com certeza não seria a mesma e eles jamais poderiam desfrutar de coisas simples como viver em um ambiente natural, ter livre-arbítrio e coisas que possivelmente não não vão mais existir daqui a milhões de anos, quando os recursos escassos é que vão acabar ditando que tipo de vida as espécies futuras poderão ter. Nesse caso, eles podem ter criado esse universo aqui com seus antepassados, que somos nos. E por mais assustador que possa parecer, criar sistemas computadorizados e com consciências próprias, já não é algo inquestionavelmente impossível, prova disso, foi um caso que saiu recentemente na mídia onde o próprio Facebook foi obrigado a desativar uma inteligência artificial que eles criaram, depois dela desenvolver uma linguagem própria. É claro que a possibilidade dos nossos observadores serem essas espécies pós-humana, é apenas uma possibilidade, o que os cientistas enfatizam mesmo é que nossa realidade já se mostrou em diversos momentos ter falhas, assim como certos bugs de computador, até porquê é fato que a tendência humana é avançar em sentido ao mundo e a realidade virtual, o que nada nos garante mesmo é que já não estamos mais vivendo nela.



Mas, e você, acredita que essas previsões cientificas podem ser reais? Somos mesmo apenas consciências robóticas em um programa administrado por uma consciência superior? Infelizmente, por enquanto, não há nada absolutamente respondido, mas em todo caso, é melhor ficar de olho nas falhas, vai que uma hora dessas, a ciência nos consegue tirar dessa suposta matrix




Canal fatos desconhecidos




Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.