Qual a influencia do dinheiro nos valores?

Qual a influência do dinheiro nos valores?

Uma questão recorrente que sempre me fazem e que faz parte do universo das questões indissolúveis é: qual a influência do dinheiro nos valores? 






Afinal de contas o dinheiro compra felicidade, dinheiro compra generosidade, dinheiro compra amor e todas essas coisas recorrentes. Primeiro, existe uma pesquisa, que mostra que países mais ricos têm mais psiquiatras, portanto nesse sentindo, o dinheiro não compraria felicidade, porque onde tem mais ricos, tem mais psiquiatras e mais gente zoada. É claro que isso é uma pesquisa que é meio que uma ironia, ela é verdadeira, mas é uma ironia a interpretação que eu estou fazendo. É claro que é porque tem mais informação, mais formação e mais gente atenta, agora, eu acho que a relação entre o dinheiro e os valores tem uma coisa mais  nuançada. Eu repito uma coisa que digo com freqüência, uma das coisas que me da maior bode do mundo que a gente vive hoje é porque tema gente tem uma busca infantil continua para que as coisas não sejam ambivalentes, confusas e a nuançadas, como se elas fossem sempre preto e branco mesmo. Então é claro que, quando você tem um monte  de dinheiro, por exemplo, você pode ser uma pessoa que tende a achar que dinheiro é uma coisa que cai do céu. Isso acontece normalmente, para quem cresce num berço em que os pais dão tudo, e que você não tem que se esforçar para nada, todo mundo sabe que pra formar um certo caráter, você tem que fazer com que os filhos e os mais jovens se esforcem, suem um pouco pra eles conseguirem o que eles têm, se não, não tem aprendizagem. Lembra que Aristóteles dizia que "a ética é uma ciência pratica" tem uma aprendizagem presente no cotidiano que você só aprende o valor do dinheiro quando você sofre pra ganhar esse dinheiro. Isso é fato, se você não sofre a tendência é você ter uma relação com o dinheiro que é teórica, abstrata e falsa. Então, nesse sentido não é dizer que o dinheiro compra caráter, digamos assim, mas o dinheiro, a busca de você se sustentar, produz em você uma sensação de autonomia, produz em você uma sensação de dignidade, de que você é capaz de pagar com seu próprio dinheiro seu celular ou você é capaz de comprar um apartamento, você é capaz de comprar um carro. Então, a tentativa que alguns fazem de eliminar o fator financeiro da moral, tentando dizer que uma coisa só é ético ou moral, se não tiver nenhum dinheiro envolvido, eu acho isso uma bobagem, uma besteira, porque na verdade é aquela tentativa velha e besta de dizer que todo dinheiro é sujo. Agora, a idéia de dizer que ser pobre é a única forma de você ser eticamente honesto, isso também é um absurdo, antes de tudo, porque, se você for entrevistar os pobres, eles vão dizer pra você o quanto dinheiro é importante pra eles, mas se voce colocar eles em uma situação de perguntar se eles se acham menos por causa disso, provavemente eles vão se sentir ofendidos,e responder de forma ressentida  dizendo que "sou pobre mas sou limpinho, sou pobre mas sou legal". O fato é que tem duas coisas, meus caros, duas coisas que ainda geram muita polemica, quer ver? Primeiro é o tema sexo:




Quando você fala de sexo, quando você fala de prostituição, de site de relacionamento que envolve interesse financeiro, você gera polemica, ou quando você fala de comportamentos sexuais que transcendem o comportamento hétero sexual, isso vai gerar polemica. Outra coisa que vai gerar polemica é dinheiro, primeiro porque quem não tem sempre quer ter , e uma das formas de fingir que você não se importa é dizer que você não quer, que você esta fora do desejo de ganhar grana, quando todo mundo sabe que o mundo tem um valor acima de todos que é o dinheiro, e isso sem duvida faz mal; Isso sem duvida é corruptor, é claro que as pessoas passam situações ao longo da vida, em que elas são testadas o tempo inteiro e isso é meio insuportável para quem quer um mundo não ambivalente, um mundo que não seja  nuançado, como eu dizia antes, mas uma coisa a gente aprende na vida é que quando alguém diz pra você "ah, eu não estou fazendo isso por dinheiro". Provavelmente ela só esta fazendo isso por dinheiro, porque ela esta mentindo, porque as relações permeiam o dinheiro, porque dinheiro significa condições materiais, então, a coisa que eu acho mais chocante nessa historia toda, é que normalmente, quem põe banca contrao dinheiro é justamente quem você não deve confiar. 

 @lf_ponde

Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.