A estrela que se recusa a morrer


                           
                            A estrela  que se recusa a morrer 

Existem coisas que seguem uma sequência logica. Ninguém nasce velho e morre ao ficar mais novo. O sol nunca nasce ao oeste e se põe ao leste, a linha do tempo sempre mira em direção ao futuro. Nos anos de observações e estudos  aprendemos a catalogar  sequências  logicas apresentadas pela natureza, no espaço, observamos  algumas sequências logicas , como no caso das estrelas , que ao esgotar seu combustivel, as que tem massa de até 10 vezes o sol, se tornam gigantes  vermelhas  antes de enconrar  a morte  em uma anã branca que sera a lapide do nosso sol, daqui à alguns bilhões de anos, ja estrelas com massa alé de 10 vezes a massa do sol, entra em colapso gravitacional que gera  uma enorme explosão: a Super nova.  Ela origina estrelas de neutrons ou buracos negros. Essa é a sequência que traduz, nosso conhecimento  sobre a evolução das estrelas; Mas,  recentemente surgiu um estudo que promete  bagunçar  essa sequência, astrônomo encontraram uma estrela que explodiu em uma super nova e conseguiu sobreviver e depois de 60 anos explodiu em super nova outra vez!





 Era o mesmo que  Napoleão retornar a vida para morrer novamente! Isso desafia os nossos modelos. A super nova  foi batizada de iPTF14hls  e quando foi descoberta  em 2014, ela aparentava ser uma super nova normal, do tipo 2p, mas meses depois sua normalidade deu lugar para estranhesa, ela se iluminou novamente  e apos 600 dias de observação, sua iluminação aumentava e diminuia varias vezes pelo mesmos 5 vezes em menos de 3 anos! Geralmente, super novas tem um pico de luminosidade que dura alguns meses  e depois disso vai diminuindo, então algo mais estranho ainda, aconteceu : ao analizar dados mais antigos cientistas detectaram uma explosão na mesma região no ano de 1954, estimativas apontam que a estrela que originou essa ou essas super novas  tinham pelo menos 50 vezes mais massa que o sol.



Uma explicação para fenömeno é que elas sejam uma super nova de instabilidade de ar pulsante, um objeto previsto em equações mais nunca foi detectado antes. Este é um evento, que se parece com uma super nova, mass ele não destroe sua estrela hospedeira e geramente ocorrem em estrelas  que tem entre 95 a 130 massas solares durantes esss erupções essas estrelas sopram a camada externa  derramando entre  10 a 25  massa estelares  esses eventos podem  se repetir  até que a estrela  se torne um buraco negro, mas pode ser, que a iPTF14hls  seja um fenômeno completamente novo, que pode mudar nosso entedimento  sobre  as super novas .




O nosso entendimento sobre a natureza  é baseado  em como a nossa logica  traduzos padrõe sobservados por nossos sentidos e instrumentos, se baseando nisso  sabemos que a entropia do universo almenta com o tempo  e datamos eclipses para daqui a 10, 20, 30anos e além , mas o nosso conhecimento  não é absoluto  somos estrangeiros em um pais estranho chamado universo. Temos uma idéia prévia de como as coisas devem funcionar, mas so vamos aprender de fato, quando aprendermos a lingua nas quais suas leis foram escritas. A teimosia dessa super nova, em morrer, pulsa no universo, como um sinal de alerta para nossa arrogância, em achar que sabemos todas as respostas.



canal: poligonaltas

Aucun commentaire:

Bonjour,
Votre avis et vos suggestions sont les bienvenus.
Amicalement.

Fourni par Blogger.